quinta-feira, junho 04, 2009

Movimento Violão

O projeto intitulado “Movimento Violão” já acontece em Araraquara há cinco anos, e há três foi estendido para as cidades de Ribeirão Preto e São Paulo. Durante esse período, o Movimento se consagrou como o mais importante circuito de concertos do país dedicado a esse instrumento. Idealizado e coordenado pelo violonista araraquarense Paulo Martelli, o projeto traz artistas de alto nível, executando um repertório que vai do erudito ao popular, ocorrendo, geralmente, na última semana de cada mês.

O último concerto acontecido em Araraquara foi no dia 27 de maio e contou com a apresentação do próprio Paulo Martelli. Em seu programa, o músico executou Koyunbaba, do compositor italiano Carlo Domeniconi, peça já tradicional de seu repertório e que mistura influências da música turca; em seguida, executou ao violão barroco (violão de 11 cordas), adaptações de trechos da Suíte n. 2 para violoncelo e a da Sonata n.1 para violino do compositor alemão Johann Sebastian Bach; além do Prelúdio n. 5 do compositor e professor araraquarense Francisco Brasilino.

Infelizmente, como relata o próprio coordenador do projeto, na própria cidade de Araraquara o Movimento Violão ainda não conseguiu conquistar um grande público. Confesso que, embora não possa ir todos os meses aos concertos, jamais deixei a sala de nosso Teatro Municipal decepcionado. Pelo contrário, a cada apresentação me foi possível descobrir um novo encanto sobre este instrumento, hoje em dia, tão comum. É como se a cada interprete diferente que o tomasse, o violão adquirisse uma nova alma, uma nova voz, uma nova expressão...

Aproveitando-me do post anterior, sobre o disco Lute Music for Witches and Alchemists, poderia eu me questionar se aquela fabulosa Atlantis musical da música para alaúde não teria sido transportada para o violão. De fato, pode haver um pouco de verdade nessa questão, mas sem dúvida cada instrumento possui os seu encanto próprio, bem como as possibilidades de execução e de repertório.

De qualquer forma, espero ter despertado algum interesse sobre o Movimento Violão em meus leitores araraquarenses. Por ora, deixo-os com Paulo Martelli e seu violão barroco, executando o último movimento da Sonata n.1 para violino de J. S. Bach.



Vale lembrar que os concertos são gratuitos!

Um comentário:

Elinei disse...

Muito bacana, filho! Admiro-o pelos seus gostos musicais e por vc gostar também de tocar seu violão, teclado, flauta, baixo... (me esqueci de algum?) Inclusive esta música do vídeo abaixo, já o ouvi tocar no seu violão!!! É ou não é???
Continue firme nas suas preferências musicais, quem sabe um dia vc volte a se interessar em estudar música, nada é impossível quando queremos alcançar um bom objetivo!!!
Bjs, da Mamis que te ama muito!!!