sexta-feira, maio 29, 2009

Lute Music for Witches and Alchemists – Música de alaúde para bruxas e alquimistas


A primeira coisa que me atraiu nesse álbum, gravado por Lutz Kirchhof, foi o seu título bastante interessante e que logo despertou minha curiosidade. Trazendo composições de autores dos séculos XVI até o XVIII, as gravações e o libreto do disco nos dão uma ideia da multiplicidade de usos e crenças que envolviam esse misterioso instrumento, hoje muito raro de ser escutado. Assim, apresentam-se músicas para dança, para meditação, para a cura contra picadas de tarântula, além de composições ligadas aos quatro elementos, bem como da misteriosa quintessência. Reproduzo abaixo, uma tradução minha do libreto que acompanha o disco, com texto original em inglês.


Esta gravação nos leva para mundos em parte bem estranhos a nossa consciência moderna. No tempo em que essa música foi composta, a percepção humana dos tenebrosos recônditos da alma e das nobres alturas de um luminoso mundo mitológico dos espíritos ainda não havia se tornado obscurecida pelo poder do pensamento racional. As atividades dos alquimistas incluíam o confrontamento de seu eu essencial em um processo de meditação, a fase primária do que eles chamavam nigredo, uma “escuridão mais escura que a escuridão”. E uma dessas técnicas de bruxaria envolvia o uso da música e da dança, para estimular as forças da vida, em uma atmosfera que era congenial, mas ao mesmo tempo misteriosa e onírica.

Isso é de grande importância quando nos aventuramos nessas regiões remotas de fantásticas experiências. O melhor jeito de fazê-lo é ouvir repetidamente os trabalhos musicais que nos tocam como algo particularmente sobrenatural, de modo a ganharmos acesso a suas qualidades atemporais. Esse processo pode revelar que danças, fantasias, prelúdios etc., eram concebidos para atuar mais sobre o nível do sonho do que sobre um cientificamente racional ou analítico. É possível entrar em um leve “corpo imaginário”, no qual se ouve e se sente a música – e talvez a dance em acompanhamento.


O mundo do alaúde – A Atlantis musical

Era uma vez um instrumento que – embora tenha sido o instrumento mais importante da Europa por muitos séculos –, da mesma forma que a enigmática cidade de Atlantis, que subitamente afundou no mar com todas suas riquezas e preciosos tesouros, caiu no esquecimento juntamente com toda sua maravilhosa, vital e romântica música: o alaúde.

Nos períodos da Renascença e do Barroco, o som do alaúde deve ter sido quase tão onipresente quanto a música emitida por grandes ou pequenos alto falantes, hoje em dia. Nas ruas, nas cortes, durante as viagens, em câmaras, estalagens e igrejas, nos barbeiros, nas festividades, no banho, a céu aberto, nos encontros secretos dos amantes, no laboratório dos alquimistas... a música do alaúde era ouvida em todos os lugares.

O que era essa música, que tinha tão poderoso efeito e que era tão onipresente?

Acredita-se que os sons delicados e místicos do alaúde poderiam perscrutar “le secret des muses” - o segredo das musas. A música do alaúde penetrava profundamente nos níveis ocultos da consciência. Ela envolvia seus ouvintes em sentimentos de exuberância e melancolia, doçura e simplicidade, de sonho e florescimento erótico; sentimentos de sofrimento, do êxtase e da desilusão amorosa, da alegria ruidosa, da ironia e da seriedade mortal. Ela os transportava para as profundezas desconhecidas da alma. As emoções entorpecidas pela lúgubre, monótona e maçante rotina diária recebiam uma nova e distinta moldura através dessa música. Dela, dizia-se que curava o corpo “através da alma”.

Então, o alaúde foi esquecido. As pessoas gradualmente perderam sua sensibilidade aos seus finos, delicados e melancólicos sons e voltaram-se cada vez mais para o som monumental da grande orquestra, vindo a preferir continuamente os instrumentos mais potentes. A altamente civilizada e refinada arte de tocar alaúde morreu.

Por fim, nós começamos a redescobrir essa Atlantis musical. Bibliotecas e coleções contém um vasto tesouro da música para alaúde. É provável que nenhum outro instrumento musical possua tão enorme repertório – e compositores modernos estão começando novamente a mostrar interesse nesse instrumento. A qualidade pacífica e equilibrada da delicada música dessa “rainha dos instrumentos musicais” é eterna – ainda hoje, ela tem o poder de nos comover.


A força mágica da antiga música para alaúde

Se nós quisermos entender a Atlantis musical encorporada na antiga arte europeia de tocar alaúde, devemos ir além das técnicas de execução e construção dos instrumentos, das várias formas de tablaturas e das regras de ornamentação. O segredo mais profundo e fundamental é a intenção musical – o mundo espiritual – subjacente às representações escritas. Uma busca por linhas mestras revela citações como a seguinte:


Um alaudista pode conseguir qualquer coisa com seu instrumento. Ele tem influência, por exemplo, sobre as formas geométricas, do quadrado ao círculo; estabelece as relações entre uma estrela e outra e determina a velocidade dos corpos que caem – tudo isso pode ser feito e milhares de outras coisas mais. (Pater Mersene, Harmonie Universelle, 1636)


Essa pretensão parece um pouco ingênua para a mente moderna. A investigação do contexto nos conduz a pensadores da época, tais como Johannes Kepler, Athanasius Kircher e Robert Fludd, que eram mentalmente familiarizados e conscientes de cada uma das outras descobertas científicas. O principal trabalho de Kepler concerne à harmonia das esferas, como descrita pelos pitagóricos. Ele mostra que estas leis são onipresentes na natureza, no universo, no ser físico e espiritual do homem e na música – referindo-se a descoberta de estruturas idênticas na geometria, astronomia, biologia, música e outros campos do conhecimento. Estruturas musicais análogas às formas geométricas (o círculo) e fenômenos astronômicos (os caminhos dos corpos celestes) podem ser representadas no alaúde, e também é possível, por meios de modulação e outros dispositivos, produzir uma analogia musical da quadratura do circulo.

Desde que, como descreve Kepler, a alma do homem entende e reage instintivamente a tais estruturas em virtude de sua natureza divina, deve ser também possível o uso dessas para transformar a consciência humana por meios alquímicos. A descrição de Thomas Mace de uma experiência de iluminação reprodutível através do correto manuseio do alaúde, provém ainda outra peça ao quebra-cabeças. (Musickes Monument, 1676).

Bruxas (witches – um termo que originalmente era aplicado a mulheres dotadas de sabedoria e versadas nas artes da medicina e do manuseio de ervas) também usavam a música para fins medicinais. Uma gravura de De Lancre (O Sabbath das bruxas, 1613) mostra um grupo de bruxas fazendo música, cuja figura central está tocando um alaúde. Seguindo as tradições ancestrais, essas mulheres sábias usavam a música, a dança e outros meios para estimular, em seus pacientes, as forças da vida. A harmonia cósmica, visivelmente refletida nas proporções físicas do homem, tem suas contrapartidas acústicas na antiga música europeia; os efeitos físicos e espirituais que eram usados para acalmar e reassegurar os pacientes, e para produzir neles estados de êxtase, terror ou felicidade.

Em O templo da música (De templo musicae, Oppenheim, 1617), de Robert Fludd, numa apresentação simbólica, feita em forma de tabela, o alaúde é representado como instrumento musical mais importante. A sutileza e as finas nuances tonais que caracterizam o alaúde e sua música indicam que a arte de sua execução era parcialmente dirigida para as práticas meditativas e mesmo mágicas. Todas as civilizações avançadas do mundo fazem menção a percepção progressivamente elevada e a estados de consciência que resultam de exercícios intensivos de meditação e contemplação. As parábolas do Zen Budismo, por exemplo, contém paralelos às ideias que são irracionais em termos de um pensamento lógico (tais como a quadratura do círculo).

Estes são apenas alguns dos muitos pontos que indicam que a música de alaúde também era usada para fins mágicos. Nossa gravação introduz vários tipos de música para alaúde e pretende criar uma noção de como a música pode ser usada para influenciar nossos seres intelectuais, espirituais e físicos.

20 comentários:

Luís disse...

Em primeiro lugar queria agradecer o simpático comentário a um dos posts do meu blog (www.lutetheinstrument.blogspot.com) e retribuir dizendo que achei o seu blog muitissimo interessante e que certamente me ensinará muito. Colocarei o seu endereço nos meus links do blog, para também levar mais leitores ao seu blog.
Parabéns
Luís

Anônimo disse...

Watch Family Guy

Anônimo disse...

[b][url=http://www.shoesonlinesales.co.uk/]louis vuitton wallets[/url][/b] Customer need helps make particular generate income and thus an atmosphere pertaining to counterfeiting is established. 1 out of spite to have primarily some sort of DH and in addition,Coach Purses On Sale to some less diploma, the enigmatic, even so, if not-well-liked,Mentor Manufacturing unit Store estimate Sox the historical previous. Suitable a enormous simply connect with, even though what i'm indicating to indicate can be I like all of it..

[b][url=http://www.bestlouisvuittonukstore.co.uk/]louis vuitton handbags[/url][/b] As soon as the Soviets sent Yuri Gagarin in 1961, the initial male to orbit the world, the US responded by sending John Glenn in 1962 into orbit also. President John Kennedy experienced promised that by the stop of the ten years, the US would set the primary man to the moon. By 1969, the Apollo 11 sent Michael Collins, Neil Armstrong, and Edward Aldrin, Jr.

[b][url=http://www.cheapuggbootssalenow.co.uk/]cheap uggs[/url][/b] The preferred and increasing EOR approach , accounting for 50% of EOR development within the United states of america, consists of gasoline injection. Fuel injection has confirmed to get quite possibly the most continually flourishing method for rising oil output in various varieties of oil reservoirs. Lots of big oil providers have taken advantage of the gasoline injection method because it was 1st attempted in Surry County, Texas inside the seventies..
It rough decide one among your choice producers for that products or providers out there right now. Are you aware stuffs that you just really have to observe when buying for an excellent laptop computer personal computer stroll? Your book bag gives numerous developments above a fabulous notebook bag, if you must excursion greatly. Ordinary considerable operation you are thinking of through a conveyable pc working day pack are typically retaining amount of comfort and ease, dimensions, lbs . and even quantity.

[b][url=http://www.uggsbootsoutletnow.com/]www.uggsbootsoutletnow.com[/url][/b] Prada handbags unite designer possessing exaggeration and also eye-popping selling price ranges. A traditional Prada purse could price by way of Five-hundred toward Two thousand. A small number of distinctive tends to make associated with Prada purses cost elevated over $10,Thousand.
The number one cause of Adrenal Tiredness is excessive worry. Estimates propose that as a lot of as 80% of Westerners endure to different levels in the outcomes of Adrenal Tiredness. However, most of these instances will go undiagnosed, because many individuals basically feel that their inner thoughts of exhaustion are a ordinary result of basically working very much, which the indicators are merely one thing they may have to deal with.

Anônimo disse...

[url=http://www.freewebs.com/atorvastatin]atorvastatin dosage
[/url]atorvastatin winthrop 20mg
lipitor nerve damage
lipitor from canada
atorvastatin 10 mg spc
lipitor benefits

Anônimo disse...

Prix De La Doudoune Moncler Quincy Prix De La Doudoune Moncler Quincy , vA4lrJpCNb
Magasin Moncler Paris Prix Magasin Moncler Paris Prix , ZbSG7yLc9oP
Veste Moncler Prix Neuf Veste Moncler Prix Neuf , qUraA1qHRd
Doudoune Moncler Prix Magasin Doudoune Moncler Prix Magasin , VyW5NtZihR
Prix De La Doudoune Moncler Branson Prix De La Doudoune Moncler Branson , lAivYaPNc
Veste Moncler Homme Prix Veste Moncler Homme Prix , VtNGlChmX
Gilet Balle Moncler Prix Gilet Balle Moncler Prix , sXxh4DfKHz
Prix D'une Veste Moncler Femme Prix D'une Veste Moncler Femme , GaGXtXmgR.
Prix Doudoune Moncler En Boutique Prix Doudoune Moncler En Boutique , YfQMdEipO
Prix D'une Veste Moncler Prix D'une Veste Moncler , hCzp2ElVFk
Prix Doudoune Moncler Chamonix Prix Doudoune Moncler Chamonix , QyPMeIuwE.

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk online casinos[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino games[/url] free no consign bonus at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatch casino
[/url].

Anônimo disse...

bTvb ghd
sTcn cheap uggs
mAjx michael kors outlet
6pWlk ugg boots uk
0tKvk chi iron
1fZyj michael kors bags
4iOmt nfl jerseys
7tAtb ghd
0vMpp north face sale
8bDcx ugg españa
6eCpu purple ghd
6rEsv michael kors outlet
7vAhe nike nfl jerseys
5dJcj planchas ghd
6fRzx discount ugg boots

Anônimo disse...

Hello. [url=http://ph-pills.com/item/cialis.html]cheap cialis[/url] enter this deals

Anônimo disse...

Capro
Wibical
Bicalutamid
Bikalis

Anônimo disse...

[url=http://cyclosporine.webs.com]cyclosporin a sigma
[/url] Restasis online
purchase Sandimmune
neoral oog

Anônimo disse...

methylprednisolone 4 mg with ibuprofen
methylprednisolone dosage forms
medrol dosing
methylprednisolone 4 mg dosepk price

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol online pharmacy canada - tramadol hcl tab 200mg

Anônimo disse...

tramadol no prescription generic tramad olonline - tramadol buy

Anônimo disse...

generic tramadol buy generic tramadol no prescription - buy tramadol overnight shipping

Anônimo disse...

buy tramadol online no prescription cheap order tramadol online without prescription - buy tramadol india

Anônimo disse...

buy tramadol next day tramadol 50 - buy tramadol online with mastercard

Anônimo disse...

http://louisvuittonoutlet.citationguide.net Louis Vuitton Handbags most popular louis vuitton bag charms

Anônimo disse...

can i buy cytotec online - misoprostol to buy - buy misoprostol online

Anônimo disse...

where to buy ambien in bangkok buy ambien cheap - buy cheap generic ambien

Anônimo disse...

играть в казино онлайн бесплатно or казино онлайн император or казино онлайн 400 or казино онлайн яндекс or рулетка онлайн на копейки or как играть в рулетку правила игры