sexta-feira, janeiro 27, 2006

Aos colegas "blogeiros" da faculdade...

Confesso que foi inspirado pelos meus colegas "blogeiros", lá da faculdade, que resolvi escrever este blog. Mas, ao contrário do que parece acontecer com eles, eu não tenho quaisquer pretensões literárias com este blog. Não quero escrever bonito, muito menos falar de algum fora que tomei no passado.

Não tenho pretensões literárias, no entanto, faço uma faculdade de Letras e acabo escutando um monte de bobagens lá! Olha só: se eles nem conseguem definir o que é literatura, não sei qual o motivo para ficar com tanta arrogância, achando-se os "donos dos cânones", enchendo a boca para falar que leu 28 vezes tal livro... E para falar mal dos outros! Aí, são profissionais!

Mas olha isso: o cara mais xingado da faculdade (ele não é um aluno nem um professor e talvez nem saiba que aquela faculdade existe) entende o motivo de tantas ofensas!
Leia isto:

"A maioria dos escritores está mais preocupada com o estilo que com o conteúdo, tentam ser originais, mas tudo que conseguem é ser aborrecidos. Estão fechados em seu mundo, e aprendo uma expressão interessante da língua francesa: "reenviar o elevador."
Isso significa: eu falo bem do seu livro, você fala bem do meu, e criamos uma nova vida cultural, uma revolução, um novo pensamento filosófico, sofremos porque ninguém nos entende, mas afinal isso já aconteceu com os gênios do passado, faz parte de um grande artista ser incompreendido por seu tempo.
"Reenviam o elevador" e no início conseguem algum resultado - as pessoas não querem correr o risco de criticar abertamente aquilo que não entendem. Mas logo se dão conta de que estão sendo enganadas, deixam de acreditar no que a crítica está dizendo.
(...) sou amado pelos leitores, odiado pela crítica (que me adorava até
vender meus primeiros cem mil exemplares, mas a partir daí deixei de ser um "gênio incompreendido")."
(Paulo Coelho - O Zahir)

O interessante é que se pode ver muito do que o "mago" falou na relação entre os meus coleguinhas...

Não vamos mais ficar com coisinhas sem sentido!

Meu blog não é literatura, nem nunca quis ser!

Que comece a defesa dos excluídos!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu